Hatha Contabilidade

Acesso Área Restrita

Confira as vantagens de ser um MEI

Foto de Radna Rocha Radna Rocha em 12 de Novembro de 2021

Com as mudanças nas leis trabalhistas e a crise econômica que o Brasil enfrenta, é cada vez maior o número de pessoas que trabalham por conta própria, também chamadas de autônomas.

Diante desta nova realidade, a opção por ser um Microempreendedor Individual (MEI) é a forma de garantir alguns benefícios, porém, é preciso cumprir algumas obrigações.

O MEI funciona como um modelo simplificado de empresa para quem trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe, e aqui podemos citar artesão, profissional da área de beleza, pintor, vendedor de roupas, eletricista, doceiro e dono de minimercado, entre outros.

Ser MEI é ganhar um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sendo enquadrado no modelo simplificado do Simples Nacional, e junto com isso existem várias vantagens:

Para viabilizar tudo isso, é preciso apenas efetuar o pagamento de um valor fixo mensal referente aos tributos de sua atividade. Ou seja: a arrecadação de tributos é única e simplificada.

Criado pela Lei Complementar nº 128/2008 e em vigor desde 1º de julho de 2009, Microempreendedor Individual já é o porte mais comum de empresas no Brasil, segundo dados da Receita Federal – são mais de 10,7 milhões de MEIs.

Newsletter