Hatha Contabilidade

Negócios sazonais fora de temporada: como aproveitar a oportunidade?

Gerenciar negócios sazonais pode ser desafiador, principalmente durante os períodos de baixa demanda ou fora de temporada… Sabemos disso! 

Mas nessas fases podemos encontrar estratégias eficazes para se destacar no mercado, portanto, é necessário planejar com antecedência ações para manter a rentabilidade do seu negócio. 

Quer saber mais sobre como garantir a estabilidade do seu negócio em qualquer época do ano? Continue lendo este artigo para saber mais! 

Planejamento financeiro flexível

Um planejamento financeiro é fundamental para o gerenciamento de um negócio sazonal, já tinha parado para pensar nisso?

O mais indicado é a criação de uma reserva financeira para sustentar o negócio em momentos com baixa produção e demandas, ou seja, os ajustes orçamentários são fundamentais.

Dessa forma, a flexibilidade de um planejamento financeiro consegue manter a estabilidade financeira e se adaptar às tendências do mercado naquele período do ano.

O acompanhamento de um profissional da Contabilidade te auxilia diretamente na criação de planejamentos estratégicos para qualquer período do ano! 

Diversificação de produtos e serviços

Um ponto importante é sempre buscar diversificar a oferta de produtos ou serviços, mesmo estando fora da alta temporada. 

Por exemplo, você pode adicionar outras alternativas de produtos, para complementar a renda. Isso auxilia no alcance de novos mercados e consumidores. 

Se você trabalha com turismo e hospedagem na praia, você pode desenvolver promoções para atrair clientes mesmo em períodos de baixa estação ou no inverno. Pense estrategicamente! 

É importante estar atento às oportunidades disponíveis e alinhar com o seu público, realizando pequenos ajustes. Converse com o seu contador antes de qualquer decisão e investimento.

Promoções e marketing sazonal

Avalie a possibilidade de incluir promoções específicas para manter o engajamento com os clientes durante a baixa demanda.

Estratégias criativas de marketing são ótimas oportunidades para incentivar o público-alvo a continuar consumindo seus produtos e serviços, independente do período do ano. 

Oferecer descontos, campanhas de fidelização e ofertas especiais estão entre as estratégias, o que amplia as chances de reter clientes e outros novos conhecerem seu negócio. 

Esteja pronto para idealizar ações que auxiliem no fortalecimento da relação com o cliente, comunique as vantagens e utilize as redes sociais para isso também. Fortaleça sua marca! 

Quer saber mais sobre isso? Entre em contato através de nosso Instagram @hathacontabilidade, pelo nosso e-mail hatha@hathacontabilidade.com.br ou ligando para o número (84) 3089-0338!

Negócios sazonais fora de temporada: como aproveitar a oportunidade?

Fale Conosco

Deseja abrir uma empresa?

Quer se regularizar?

Deseja declarar seu Imposto de Renda?

Mande uma mensagem e entraremos em contato :)