
Todos os anos, milhares de brasileiros têm suas declarações de Imposto de Renda retidas pela Receita Federal e, por isso, hoje queremos mostrar como evitar erros que levam à malha fina!
Pequenas falhas, como digitar um número errado, omitir uma fonte de renda ou lançar uma dedução indevida, já são suficientes para gerar transtornos que exigem correções, comprovações e, em alguns casos, pagamento de multas.
Por isso, se você quer passar longe dos erros que levam à malha fina e garantir tranquilidade na hora de declarar seus rendimentos, acompanhe nosso texto, pois explicaremos formas como evitá-los com segurança e atenção.
Vai declarar o imposto de renda? Saiba o que fazer e se antecipe!
Omissão de rendimentos
Deixar de informar todas as fontes de renda é uma das falhas mais recorrentes e que, quase sempre, leva à retenção da declaração.
Isso vale não apenas para salários e aposentadorias, mas também para rendimentos de aluguéis, trabalhos como autônomo, pensões, rendimentos recebidos do exterior e até ganhos eventuais, como prêmios ou comissões.
Mas fique atento a um ponto importante: as rendas recebidas por dependentes também devem ser declaradas. É comum esquecer de incluir o estágio remunerado do filho ou a pensão alimentícia recebida, por exemplo.
Por isso, junte todos os informes de rendimento (sejam de empresas, bancos ou prestadores de serviço), confira se há valores recebidos de forma informal e tenha atenção redobrada ao incluir todos esses dados na declaração!
Cuidado com deduções indevidas ou mal preenchidas
As deduções são ótimas aliadas para diminuir o valor do imposto a pagar ou até aumentar a restituição. No entanto, é preciso usá-las com critério e responsabilidade!
Despesas médicas, com educação e dependentes são os campos mais sensíveis nesse aspecto. Fique atento aos erros mais comuns:
- Declarar gastos com saúde que não têm comprovantes válidos ou que não estão no CPF do titular ou dos dependentes;
- Informar despesas educacionais que não são dedutíveis (como cursos de idiomas, esportes, livros ou extracurriculares);
- Declarar um dependente que já consta na declaração de outra pessoa — o que não é permitido.
Lembre-se sempre que tudo o que for incluído como dedução precisa ter respaldo documental! Se for chamado pela Receita, o contribuinte deve apresentar notas fiscais, recibos e comprovantes compatíveis com os valores informados.

As inconsistências nos dados
Outro erro que frequentemente leva à malha fina são as inconsistências entre os dados informados na declaração e os que constam nos sistemas da Receita Federal, que cruza informações com bancos, empresas, instituições de ensino e planos de saúde.
Isso pode acontecer, por exemplo, se:
- O valor de um rendimento declarado não corresponde ao que consta no informe de rendimento da fonte pagadora;
- Dados bancários, de imóveis ou veículos estão diferentes dos registrados em anos anteriores.
Esses erros geralmente são fruto de pressa ou desatenção. Por isso, sempre revise cuidadosamente cada campo antes de enviar a declaração. E se notar algum erro nos documentos recebidos, procure imediatamente a fonte da informação para corrigir!
Tributos e Impostos: Quais as diferenças?
Quer evitar erros que levam à malha fina? Tenha atenção e revisão!
A boa notícia é que você pode passar longe disso tudo, mas é preciso ter atenção aos detalhes e cuidado na hora de preencher cada item da declaração!
Antes de enviar, revise as comparações dos informes de rendimento, confira os valores das deduções, verifique os CPFs e CNPJs, e confirme que não deixou nenhum rendimento de fora.
Agora, se você quer ter uma segurança ainda maior, que vai te deixar longe dos erros que levam à malha fina, o segredo é ter ajuda profissional. E nós, da Hatha Contabilidade, podemos evitar esses transtornos para você, garantindo que sua declaração esteja em total conformidade com a lei!
Tudo isso com transparência, organização e bastante cautela. Vamos lá garantir a sua paz com o Leão?
Entre em contato através de nosso Instagram @hathacontabilidade, pelo nosso e-mail hatha@hathacontabilidade.com.br ou ligando para o número (84) 3089-0338!