
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o FGTS, certo? Essa sigla significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é bastante conhecida no boca a boca por aí.
No entanto, muitos ainda não compreendem totalmente como é o seu funcionamento e quais os seus benefícios. Para te ajudar nisso, criamos este guia para você entender o FGTS!
Aqui, vamos esclarecer questões, facilitar o entendimento e te mostrar a importância disso tudo. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber!
Do que se trata?
O FGTS foi criado em 1966 com o intuito de oferecer uma segurança financeira aos trabalhadores em casos de demissão sem justa causa.
Gerido pela Caixa Econômica Federal, é formado por depósitos mensais realizados pelos empregadores, equivalentes a 8% do salário de cada colaborador com carteira assinada. Esse fundo é o que permite uma proteção financeira mais ampla às pessoas.
Por isso é tão importante entender como funciona, porque é munido dessas informações que você pode garantir que tudo ocorra da devida maneira.
E agora você deve se perguntar: “como consegui-lo?”. Bem, os saques dos valores podem acontecer em diversas situações, como as que que estão abaixo:
- Demissão sem justa causa;
- Compra da casa própria;
- Aposentadoria;
- Doenças e infecções que podem ser graves, como câncer ou HIV;
- Falecimento do trabalhador;
- Conta inativa por mais de três anos;
- Saque-aniversário, que permite retirar uma parte do saldo anualmente no mês de aniversário do trabalhador.
Leia também: Um guia completo sobre direitos e deveres de um contrato de rescisão
Os benefícios do FGTS
Como já deu para perceber, o FGTS é um direito que cada trabalhador de CLT pode ter acesso, e isso existe com a intenção de trazer benefícios que possam garantir uma tranquilidade na vida de todos.
Confira alguns detalhes do que tudo isso pode proporcionar!
Segurança financeira
O FGTS proporciona uma rede de segurança em caso de demissão sem justa causa, oferecendo uma reserva financeira para o trabalhador.
Financiamento imobiliário
Um dos usos mais comuns é para a compra ou financiamento da casa própria, permitindo que muitos brasileiros realizem o sonho de adquirir um imóvel.
Rendimento
Embora o rendimento do FGTS seja relativamente baixo, equivalente a 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), ainda assim ele oferece uma forma de acumulação de recursos ao longo do tempo.
Apoio em situações de saúde
O saque também pode acontecer em casos de doenças graves, proporcionando um alívio financeiro em momentos de dificuldade.
Quer saber mais?
Pois é, conhecer e entender o funcionamento do FGTS é essencial para maximizar seus benefícios, afinal, este fundo não só oferece uma proteção financeira em momentos críticos…
Como também pode ser uma ferramenta poderosa para a realização de objetivos pessoais, como a compra de um imóvel.
Se você quer uma ajuda mais específica de como aproveitar ao máximo os direitos garantidos pelo FGTS, fale com a Hatha, nós estamos preparadas para te fazer utilizar este recurso de forma consciente e estratégica!
Entre em contato através de nosso Instagram @hathacontabilidade, pelo nosso e-mail hatha@hathacontabilidade.com.br ou ligando para o número (84) 3089-0338!