Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre o termo Pink Tax, mas essa prática impacta diretamente o bolso do público feminino na hora de adquirir algum produto.
Basicamente, a Pink Tax é uma prática de cobrar preços mais altos por produtos e serviços direcionados a mulheres, em comparação com os mesmos itens voltados aos homens, desde produtos de higiene pessoal até peças de vestuário.
A Pink Tax é uma pauta importante no debate de desigualdade de gênero, já que é fundamental dialogar sobre as disparidades que ainda seguem presentes no mercado do Brasil e do mundo.
Você quer entender mais sobre os impactos da Pink Tax e como isso pode impactar suas finanças? Continue a leitura do nosso artigo completo sobre o assunto!
O que é a Pink Tax?
Mesmo em produtos e serviços com a mesma qualidade e funcionalidade para ambos e produzidos pela mesma marca, acontece uma diferença de preço para mulheres e homens. Infelizmente, essa é uma prática comum no mercado.
Produtos de higiene pessoal, roupas e lâminas de barbear estão entre os principais produtos com o uso da prática da Pink Tax. Quando destinado às mulheres, eles costumam ter preços mais altos do que os voltados ao público masculino.
Por exemplo, um mesmo desodorante com a mesma fórmula pode ter preços diferentes quando for feminino ou masculino. Observe isso quando for ao mercado na próxima vez, há uma discrepância dos valores.
Impacto da Pink Tax
Para além da questão da diferença de valores, a Pink Tax também tem impactos financeiros na vida das mulheres.
Isso porque os altos valores de produtos essenciais contribuem para um aumento no custo de vida das mulheres, impactando em sua qualidade de vida e bem-estar.
Vale lembrar que ainda presenciamos a disparidade salarial entre mulheres e homens, ou seja, a Pink Tax impacta negativamente ainda mais quando observado por esse lado.
Dessa forma, entender quais são os impactos é uma forma de promover mudanças no mercado e na sociedade. Esse é um passo importante na busca por igualdade em todos os âmbitos da nossa vida, incluindo na forma como estamos consumindo.
Como as mulheres podem se proteger da Pink Tax
Mas afinal, como as mulheres podem se proteger da Pink Tax? Há algumas estratégias práticas e fáceis de fazer no dia a dia!
Agora que você já sabe que existe a Pink Tax, saiba que esse é um passo importante para combater e se proteger dessa prática no mercado.
Compare os produtos em lojas diferentes. Você pode utilizar aplicativos e sites das lojas, dessa forma, encontrando preços mais justos e acessíveis.
Busque apoiar e consumir marcas que são comprometidas com a política de preços igualitários. Empresas como Natura possuem iniciativas para manter a transparência e equidade de preços dos produtos.
Além disso, converse com suas amigas sobre a Pink Tax… Será que elas sabem que existe? Podemos consumir os produtos de maneira mais consciente e responsável.
Esse é um assunto sobre economia e finanças, mas também é sobre luta por igualdade de gênero! Quer saber mais? Entre em contato através de nosso Instagram @hathacontabilidade, pelo nosso e-mail hatha@hathacontabilidade.com.br ou ligando para o número (84) 3089-0338!
