Eu sei, você também já deve ter passado ou passa pelo receio de precificar seus produtos e serviços… Acertei? Essa é uma dificuldade comum, especialmente para quem está começando a empreender agora.
Entretanto, é fundamental estabelecer preços que reflitam o valor percebido pelos clientes. Essa é uma das estratégias mais importantes para garantir o sucesso de um produto no seu nicho de mercado.
Claro, a precificação é também uma forma de se destacar em meio aos concorrentes e atrair novos clientes e consumidores da sua marca.
Neste artigo, iremos compartilhar estratégias para definir o valor dos produtos de maneira eficaz e direcionada ao sucesso!
Avaliação do valor percebido
Antes de mais nada, você deve avaliar o valor percebido pelos clientes em relação ao seu produto e serviços. Ou seja, é importante observar como eles enxergam a qualidade, os diferenciais e a experiência proporcionada pelo produto ou serviço.
Antes de mais nada, você deve avaliar o valor percebido pelos clientes em relação ao seu produto e serviços.
Ou seja, é importante observar como eles enxergam a qualidade, os diferenciais e a experiência proporcionada pelo produto ou serviço.
Estímulo do feedback entre os clientes
Mas como fazer isso na prática? O interessante é realizar ações e interações que possam gerar feedbacks diretos entre os clientes. Dessa forma, você vai conseguir ter uma visão mais abrangente das percepções, expectativas e experiências do cliente.
Por exemplo, fazer enquetes ou posts nas redes sociais para estimular o engajamento dos clientes. Essa é uma alternativa interessante para fazer essa avaliação e coletar as informações.
Diferenciais competitivos
Você sabe quais são os diferenciais competitivos do seu produto? Nesse ponto, é fundamental compreender o que torna seu produto único em comparação com os concorrentes.
Será a qualidade superior dos materiais? Ou as funcionalidades? A experiência do usuário com o produto? Um atendimento incrível ao cliente?
Cada interação do cliente com a sua marca, desde o processo de compra até o pós-venda, influencia sua percepção sobre o produto e serviços e, principalmente, no valor.
Invista em proporcionar uma experiência positiva, com atendimento personalizado, humanizado e sem burocracia.
Estratégias de precificação
Uma estratégia interessante é definir preços mais altos para que o produto seja visto como exclusivo ou com qualidade superior aos demais.
Mas como já foi falado, o preço deve ser definido com base na percepção de valor do cliente em relação ao produto e/ou serviço.
Já há outra estratégia que ajusta os preços de acordo com a demanda e outras variáveis de mercado, como normalmente acontece em setores como hotelaria. Os preços podem variar com base na época do ano.
Comunicação de valor
Qual a mensagem que você quer passar para o cliente? Isso começa já na forma como você se comunica com ele.
De preferência, a comunicação deve ser clara, direta e humanizada. Você também não deve esquecer de sempre enfatizar os benefícios e diferenciais do produto ou serviços.
Utilizar uma linguagem simples, que gere uma conexão com o público-alvo, ajuda a transmitir o valor de maneira mais eficaz e direcionada ao seu objetivo.
Outro recurso é utilizar avaliações e feedbacks de clientes para reforçar a credibilidade, como compartilhar cases de sucesso e comentários positivos nas redes sociais.
Além disso, fornecer suporte direto ao cliente e informações detalhadas sobre o uso do produto e serviços é necessário. Isso auxilia na construção de uma relação de confiança entre a marca e o consumidor.
Ter uma estratégia de precificação é uma estratégia para melhorar a competitividade do mercado, claro, sempre levando em consideração a percepção de valor do cliente.
Como a contabilidade auxilia na precificação do seu produto
No ponto de vista da contabilidade, para determinar o preço de um produto ou serviço deve ser completamente estratégico e bem analisado.
Será realizada uma análise detalhada em toda a produção do produto e/ou serviço, incluindo aspectos como despesas operacionais e custos da produção.
Além disso, a consultoria contábil oferece dados mais precisos e eficientes sobre os custos fixos e variáveis, entre outros pontos que podem impactar no preço final do produto e/ou serviço e a competitividade do mercado.
Dessa forma, podemos encontrar um ponto de equilíbrio, lucratividade e percepção do valor pelo cliente/consumidor. Um planejamento estratégico e financeiro faz toda a diferença para o seu negócio, principalmente a médio e longo prazo.
Quer saber como precificar os seus produtos e serviços? Entre em contato através de nosso Instagram @hathacontabilidade, pelo nosso e-mail hatha@hathacontabilidade.com.br ou ligando para o número (84) 3089-0338!
